*Família: patrimônio da humanidade - Blog - Comunidade Tenda

Ir para o conteúdo

Menu principal:

*Família: patrimônio da humanidade

Comunidade Tenda
Publicado por em Família ·
 
"Como escolhidos de Deus, santos e amados, vistam-se de sentimentos de compaixão, bondade, humildade, mansidão, paciência... E acima de tudo, vistam-se com o amor, que é o laço da perfeição" (CI3,12.14).

 
A família é um "dos tesouros mais importantes", é "patrimônio da humanidade" (cf. DAp, 432). Ela está no projeto de Deus. A família é um capital, a melhor empresa que um homem e uma mulher possuem.

 
A família é um bem para o próprio casal, já que o casamento está ordenado para o bem dos esposos. O sacramento do matrimônio confere valores aos cônjuges: graça, bênção, amor, união, fidelidade, filhos, santidade, realização humana, afetiva e espiritual. A família é lugar onde o casal faz a experiência de encontro com Deus.

 
É um bem para os filhos, pois é o santuário da vida. É lugar da geração dos filhos, da educação, da formação para valores. O testemunho dos pais é fundamental na educação da prole.

 
É um bem para a Igreja, na medida em que os pais educam seus filhos para a fé e os valores cristãos.

 
É um bem para a sociedade, é formadora de valores humanos e da consciência moral dos filhos. Ela é um capital humano e social primário do qual a sociedade e a Igreja necessitam. Ela é escola de humanização e dos valores cívicos.

 
Como Jesus elevou a união homem e mulher à dignidade de sacramento, a família cristã é lugar da sua presença. Ela é lugar de fé, amor e esperança; lugar de oração, de escuta da Palavra de Deus e de vida sacramental, lugar de abertura à vida, fecundidade, consentimento, indissolubilidade, união, fidelidade, respeito, diálogo, compreensão, tolerância, paciência, partilha, solidariedade, renúncia e perdão. Enfim, a família, segundo o coração de Jesus, é lugar de santidade.

 
A família é um dom de Deus, fruto do seu amor. Mas Ele quer a nossa colaboração. Como ajudar as nossas famílias, de modo particular os casais, nesta vocação sublime e urgente que o Senhor lhes confia?

 
A Pastoral Familiar "é um serviço que se realiza na Igreja e com a Igreja, de forma organizada e planejada através de agentes específicos, com metodologia própria, tendo como objetivo apoiar a família a partir da realidade em que se encontra, para que possa existir e viver dignamente, estabelecer relacionamentos e formar as novas gerações conforme o plano de Deus" (Comissão Nacional da Pastoral Familiar).

 
A Pastoral Familiar ocupa um lugar central na missão da Igreja. Todas as pastorais de uma diocese ou paróquia deveriam considerar a família como agente ativo e decisivo no desdobramento das suas ações.

 
A Pastoral Familiar é uma prioridade básica, como fronteira da nova evangelização; sentida, isto é, acolhida e assumida por toda a comunidade diocesana e paroquial; real, porque respaldada pelo bispo e por seus presbíteros; atuante, ou seja, deve estar inserida numa pastoral orgânica (Instituto Nacional da Família e da Pastoral Familiar-INAPF).

 
A Pastoral Familiar é abrangente: contempla a família em todos os aspectos e todos os seus membros; acolhe todas as experiências pastorais ou serviços em favor da família.

 
Como fruto da Escola Hallel, que promove cursos de formação e diversos acampamentos,  nasceu  a Comunidade  Tenda,  que  presta  excelente  serviço  às paróquias na evangelização das famílias. Oferece a oportunidade de novos casais e seus núcleos familiares de se engajarem  nessa Comunidade  já existente, por meio de acampamentos abertos, e a chance de fazerem parte da estrutura Tenda, integrando-se aos casais que já a compõem.

 
A Comunidade Tenda dedica especial atenção aos casais e filhos, direcionando todos os seus esforços em busca da vivência do verdadeiro amor nas famílias. Valoriza os princípios que garantem o bem estar e a harmonia familiar.

 
Desde o seu nascimento, a comunidade Tenda, com seus acampamentos, tem essa preocupação básica de cuidar da família, inclusive com propostas de catequese por etapas, dentro da metodologia do Ritual de Iniciação Cristã de Adultos - RICA, visando introduzir  a pessoa,  o casal, a família  num itinerário  catequético  liturgicamente significativo. Evangelização e catequese aprofundam uma vivência mais autêntica e intensa do Batismo.

 
As palavras, nesta apresentação, querem ser uma renovação do apoio da diocese às iniciativas e realizações da Comunidade Tenda.  O material utilizado tem a nossa aprovação e o nosso apreço.

 
Deus abençoe e mantenha perseverante o zelo e o carinho que seus membros têm para com as famílias.
 
"Em vocês se confirma a presença da família de Jesus, Maria e José na sua modesta casa. Também nós, unindo-nos à Família de Nazaré, elevamos ao Pai de todos a nossa invocação pelas famílias da terra:

 
Senhor, doa a todas as famílias a presença de esposos fortes e sábios, que sejam vertentes de uma família livre e unida.
 
Senhor, doa aos pais a possiblidade de ter uma casa onde viver em paz com a família.

 
Senhor, doa aos filhos a possibilidade de serem sinal de confiança e aos jovens a coragem do compromisso estável e fiel.

 
Senhor, doa a todos a possiblidade de ganhar o pão com as suas próprias mãos, de provar a serenidade do espírito e de manter a chama da fé mesmo na escuridão.

 
“Senhor, doa a todos a possibilidade de ver florescer uma Igreja sempre mais fiel e credível, uma cidade justa e humana, um mundo que ame a verdade, a justiça e a misericórdia" (Mensagem final da Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos sobre "A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo)".
 
 
Franca, 10 de março de 2015.
 
Dom Paulo Roberto Beloto, Bispo Diocesano.



Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal